quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Homenagem à Diretora da ESCM, Drª Isabel Fael

     
A BE congratula-se pela homenagem pública prestada pela Câmara Municipal da Covilhã à nossa Diretora, Drª Isabel Fael. A cerimónia, integrada nas comemorações do Dia da Cidade, decorreu no Salão Nobre da Câmara no passado sábado, dia 20 de outubro.
      A Drª Isabel Fael recebeu a Medalha de Mérito Municipal, categoria prata, porque soube reconduzir a ESCM "às exigências dos tempos atuais, adaptando a sua oferta de ensino, imaginando novos cursos e atividades, recriando a sua vocação formadora em ligação com as empresas".
     
     Deixamos aqui o discurso de agradecimento da Diretora e manifestamos o nosso reconhecimento por todo o empenho e dedicação que sempre prestou à ESCM. 


"Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal e Srs. Deputados Municipais
Exmo. Sr. Presidente da Câmara e demais elementos dos órgãos autárquicos
Exa. Revª, Sr. Bispo da diocese
Exmos. Representantes das entidades e instituições locais
Exmos. homenageados
Caros concidadãos, amigos e representantes da comunicação social

Neste dia festivo, em que me é concedido o privilégio de dirigir algumas palavras a tão ilustre assembleia, desejo expressar a minha profunda gratidão a todos quantos me têm acompanhado na construção do meu projeto de vida, norteado por uma convicção profunda de que procuro concretizá-lo através do serviço aos outros, nomeadamente na área da educação e da promoção social e cultural.   
A  primeira palavra vai, necessariamente, para a minha família, que me viu nascer em Viseu e partir para a Covilhã, onde me venho realizando como esposa e mãe. Agradeço a todos o carinho e o apoio que tenho recebido e, sobretudo, ao meu marido e filhos, a paciência ilimitada para suportarem muitos tempos de ausência, ditados pelos múltiplos afazeres profissionais dos últimos 20 anos, na direção da Escola Campos Melo.
A segunda, dirijo-a  aos atuais e antigos professores, alunos, encarregados de educação e funcionários desta Escola centenária, que me recebeu há 3 décadas, e com quem tenho trabalhado incansavelmente na desafiante e maravilhosa tarefa que é a educação de sucessivas gerações. Nos tempos difíceis, mas estimulantes,  que vivemos, é imprescindível procurar caminhos e inventar soluções para que todos e cada um dos nossos  jovens e adultos desenvolvam plenamente as suas capacidades e potencialidades, de modo a alcançarem patamares de excelência, quer na vertente académica, quer na dimensão humana, onde as competências pessoais e sociais desempenham um papel fulcral. O trabalho desenvolvido na escola sede, mas também no Estabelecimento Prisional ou noutros contextos de proximidade com as populações, através de diversas itinerâncias nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte,  alargando horizontes para o mundo da informação e do conhecimento, confirma a importância estratégica da educação ao longo da vida.
 A terceira palavra, vai para a cidade da Covilhã, que me soube cativar e hoje, em particular, me faz sentir uma sua filha querida. Olhando para trás, para o dia em que aqui cheguei, em 31 de julho de 1983, não posso deixar de admirar e de me congratular pela forma como a cidade evoluiu, de “cidade fantasma” (como estava escrito na placa de acesso) a cidade “cinco estrelas”, onde é bom viver e ajudar a construir o futuro.
Finalizo, com a expressão do meu agradecimento aos autarcas da nossa cidade e do concelho, pela sua ação política, ao serviço das populações, mas também pela postura atenta à intervenção cívica de todos quantos têm vindo a ser homenageados no dia da cidade. Recebo esta distinção, que partilho com quem já referi, e que muito me honra, como um estímulo a prosseguir na procura dos melhores caminhos para a educação no concelho da Covilhã. É também este o desafio que aqui deixo a todos quantos têm responsabilidades na área da educação.
A todos, o meu bem haja."
Covilhã e Paços do Concelho, 20 de outubro de 2012
Isabel Maria Marques de Almeida Lopes Fael



(fotografia: Jornal do Fundão, 25 de outubro de 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário