segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ESCRITOR JOSÉ FANHA NA ESCM


     José Fanha nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitectura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, em que participavam José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais; Manuel Freire; José Jorge Letria; Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros. 
    É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em Bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.
         Mantém um blogue http://queridasbibliotecas.blogspot.pt/ que aconselhamos vivamente.

      A BE recebe amanhã, dia 4 de dezembro, este versátil escritor que a partir do tema "A Arte de Ser Leitor" partilhará connosco a sua experiência de escrita e de leitura. Este é certamente um momento a não perder. A primeira conversa surgirá às 15h, no auditório, com alunos do 9ºano e, às 18h, Encarregados de Educação e toda a Comunidade Educativa poderão assistir à segunda conversa, também no auditório. Lembramos também que ainda está a decorrer na Biblioteca a Feira do Livro de José Fanha. 

A NÃO PERDER!

        A todos os leitores e não leitores, miúdos e graúdos, aconselhamos a leitura do Manifesto Anti-Leitura, escrito por José Fanha e que teve por base o Manifesto Anti-Dantas de Almada Negreiros,  publicado em ebook a 13 de Agosto de 2012. Começa assim:

ABAIXO A LEITURA, PIM!
ANDAM PARA AÍ ALGUNS SUSPEITOS QUE SE ESCONDEM NAS SOMBRAS DAS BIBLIOTECAS E CHEGAM A IR ÀS ESCOLAS PARA ESPALHAR UM VÍCIO TERRÍVEL E ABOMINÁVEL ESPECIALMENTE JUNTO DOS MAIS NOVOS! DOS MAIS TENROS! DOS MAIS INGÉNUOS! UM VÍCIO QUE SE CHAMA
LEITURA
[...]
UMA GERAÇÃO QUE LÊ É UMA GERAÇÃO QUE PENSA
UMA GERAÇÃO QUE LÊ É UMA GERAÇÃO QUE DUVIDA
UMA GERAÇÃO QUE LÊ É UMA GERAÇÃO QUE QUESTIONA
UMA GERAÇÃO QUE LÊ É UMA GERAÇÃO QUE CRITICA
UMA GERAÇÃO QUE PENSA E DUVIDA E QUESTIONA E CRITICA NÃO ENGOLE QUALQUER PATRANHA QUE LHE QUEIRAM ENFIAR! NÃO OBEDECE! NÃO SE BAIXA! NÃO SE CALA! UMA GERAÇÃO QUE LÊ E PENSA É UM PERIGO PARA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E PARA O PAÍS.
[...]

Fica  a ligação:


Sem comentários:

Enviar um comentário