quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Lídia Jorge ganhou o prémio Urbano Tavares Rodrigues

A escritora Lídia Jorge ganhou o prémio Urbano Tavares Rodrigues, com o romance “Os Memoráveis”, no valor de 7.500 euros, anunciou a Fenprof, que instituiu o galardão e que, com ele, assinalou o Dia Mundial do Professor (celebrado a 5 de outubro).

O prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri – os escritores e professores Teresa Martins Marques, José Manuel Mendes e Paulo Sucena – à obra publicada em 2014.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) refere que o júri considerou que o romance “constitui uma assumida marca de cidadania ao trazer a Revolução de Abril de 1974 para as páginas de uma obra literária, cuja intensidade de linguagem e mestria narrativa, conjugada por uma hábil técnica compositiva, faz dela uma notável presença na literatura portuguesa contemporânea”.
O galardão destina-se em exclusivo a obras publicadas por professores, no ativo ou não, no ano anterior à sua atribuição.
Lídia Jorge foi professora do ensino secundário, e publicou a sua primeira obra, “O Dia dos Prodígios”, em 1980.
A escritora já recebeu, entre outros, o Prémio Dom Dinis, o Prémio PEN Clube, o Grande Prémio de Romance de Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário