sexta-feira, 4 de março de 2016

O primeiro número do Público saiu para as bancas em 5 de Março de 1990

Público é um jornal diário português fundado em 1990.
O jornal foi pioneiro a publicar artigos coleccionáveis, como CDs, CD-ROMs e livros, entre outros. Tem como cronistas, entre outros,Vasco Pulido Valente (historiador), Rui Ramos (historiador), Rui Tavares (historiador), Miguel Esteves Cardoso, Pedro Lomba, Paulo Macedo, José Vítor Malheiros, Constança Cunha e Sá (jornalista), José Pacheco Pereira (historiador), António Barreto (sociólogo),José Diogo Quintela (do grupo humorístico Gato Fedorento), José Miguel Júdice (jurista).
A Público Comunicação Social S. A. que publica o jornal Público pertence ao grupo empresarial português Sonae e foi fundado em 1989. O seu primeiro director foi Vicente Jorge Silva.
O primeiro número do Público saiu para as bancas em 5 de Março de 1990, com um Estatuto Editorial.[2] Este ainda se encontra em vigor.
A empresa Público, Comunicação Social S.A. foi constituída no dia 31 de Outubro de 1989, quatro meses antes de o jornal sair para as bancas.
O jornal Público integrou-se em 1991 na World Media Network que consiste em uma associação de diversos jornais de referência no mundo que incluía, por exemplo, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o espanhol El País, o francês Libération e o italiano La Stampa, com a qual publicou vários suplementos especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário