quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Figura a Destacar - António Marcos Galopim de Carvalho


O PORTUGUÊS, AVÔ DOS DINOSSAUROS
António Marcos Galopim de Carvalho , conhecido em Portugal como "O AVÔ DOS DINOSSAUROS", é licenciado em ciências Geológicas pela Universidade de Lisboa (1959) e doutorado em Geologia pela mesma Universidade (1969). Nasceu em Évora a 11 de agosto de 1931.
É um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da riquíssima evolução da História Natural.
Responsável pelo carinho do público pelos dinossauros, fez “lobby” da questão das esquecidas pegadas da pedreira de Carenque, Sesimbra - Espichel, um dos trilhos mais longos do Cretáceo e conseguiu salvar as pegadas. Dirigiu inúmeros projetos de investigação, de que são exemplo a "Paleontologia dos vertebrados fósseis do Jurássico superior da Lourinhã e Pombal" e "Icnofósseis de dinossáurios do Jurássico e do Cretácico Português". Dirige e integra diversos organismos nacionais e internacionais, nomeadamente a comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Foi colaborador dos Serviços Geológicos de Portugal e trabalhou no Centro de Estudos Geográficos, do Instituto de Geografia da Faculdade de Letras de Lisboa e no Centro de Estudos Ambientais. Foi consultor científico da RTP para as séries televisivas de divulgação científica na área das Ciências da Terra. Participou e dirigiu várias exposições incluindo a mais famosa de todas "Dinossáurios regressam a Lisboa", que contou com 347 000 visitantes em apenas 11 semanas. Em 1993, foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e foi distinguido pela Casa da Imprensa com o prémio "Bordalo" para a Ciência, em 1994.
Tem diversos trabalhos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais das diversas especialidades em que desenvolveu investigação.
É responsável por livros didáticos e de divulgação, como "Morfogénese e Sedimentogénese" (1996), "Petrogénese e Orogénese" (1997) e "Introdução à cristalografia e Mineralogia" (1997). Publicou também alguns livros na área da literatura de ficção: "O Cheiro da Madeira" (1994), "O Preço da Borrega" (1995) e "Os Homens não Tapam as orelhas" (1997). Foi Diretor do Museu Nacional de História Natural durante vários anos. É Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É Patrono da Escola Básica 2,3 Professor Galopim de Carvalho, em Queluz, Sintra, desde 2001. E passou recentemente a ser patrono da Escola EB1/JI do Bacelo, em Évora, que ficou com o nome de Escola Básica Galopim de Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário